Tuesday, 11 Dec 2018

O que é a presbiacusia?

Compartilhe nosso blog!

A perda de audição na terceira idade relacionada ao envelhecimento é conhecida como presbiacusia. É uma diminuição auditiva relacionada a alterações degenerativas, consideradas normais por serem parte do processo natural de envelhecimento do corpo humano. Ela é considerada uma das causas mais comuns da perda de audição na terceira idade.

A diminuição da audição ocorre devido a degenerações no osso temporal, nas vias auditivas e no próprio córtex cerebral que recebe a mensagem sonora, via nervo auditivo.

Geralmente, a partir da quinta ou sexta década de vida, a pessoa passa a não escutar mais como escutava aos 20 ou 30 anos. A presbiacusia pode ser dividida em 4 tipos:

  • sensorial: perda auditiva neurossensorial bilateral e simétrica. Começa na meia idade e causa queda auditiva de sons agudos;
  • neural: perda auditiva progressiva e rápida, que compromete o entendimento da fala devido à redução dos neurônios cocleares;
  • metabólica: perda neurossensorial com curva plana e manutenção da discriminação da fala;
  • mecânica: problema na cóclea causado pelo enrijecimento da membrana basilar e alteração das características de ressonância.

O declínio na audição é um distúrbio incapacitante para a comunicação do idoso, com grande prejuízo na sua relação com familiares e amigos, que o impede de desempenhar plenamente seu papel na sociedade. Continue acompanhando e veja a seguir por que acontece.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *